VOCÊ PODE TER E NÃO SABER
*Fenacelbra
O que é?
É uma doença do intestino delgado que dificulta o organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, em pessoas geneticamente predispostas. O único tratamento é a dieta isenta de glúten.
O que é glúten?
O glúten é a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada e nos subprodutos como: malte, gérmen e farelo de trigo, gérmen e farelo de aveia.
Quais os principais sintomas?
Dor e distenção abdominal (gases), diarreia crônica, perda de gordura nas fezes, desnutrição. São comuns também perda de peso, vômitos, constipação intestinal, irritabilidade, depressão, anorexia, baixa estatura, cãibras e fadiga muscular, dores nas articulações, mudança de comportamento, anemia sem causa aparente, entre outros. A pessoa celíaca poderá apresentar um ou vários sintomas que desaparecerão com uma dieta isenta de glúten.
Doenças Associadas
Dermatite, herpetiforme, osteoporose, diabetes mellitus, hipotireoidismo, doenças autoimunes, intolerância à lactose, deficiência da imunoglobulina A (IgA).
Como se faz o diagnóstico?
Através de exame de sangue (sorologia) – antitransglutaminase IgA e endoscopia com biópsia do intestino delgado. Podem ser feitos pelo SUS – Portaria SAS/MS n° 307, de 17/09/2009.
ALERTA
Não inicie uma dieta sem glúten antes de fazer os exames para não prejudicar os resultados!
Por que a dieta isenta de glúten é importante?
A dieta é o único tratamento eficaz até o momento. As melhoras na qualidade de vida começam a aparecer após alguns dias, a contar do inicio da dieta. O intestino delgado normalmente leva algum tempo para estar completamente recuperado, mas a dieta deve ser seguida por toda a vida, para garantir a plena saúde do celíaco.
Alimentos que a (o) celíaco pode comer
Todas as frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, aves, ovos, feijão, lentilha, quinua, amaranto, amendoim, nozes, amêndoas, castanhas, farinhas de arroz, mandioca, soja, milho, fécula de batata, polvilho, araruta, amido de milho e todos os alimentos que NÃO CONTENHAM GLÚTEN.
Rótulos de Alimentos
A Lei Federal n° 10.674 de 2003, determina a obrigatoriedade de constar nos rótulos das embalagens de alimentos industrializados as inscrições: " Contém Glúten" ou " Não Contém Glúten", conforme o caso, visando garantir o direito à saúde da cidadã (ão) celíaco.
Fonte: FENALCELBRA – Federação Nacional que representa a ACELBRAS, associações de Celíacos do Brasil – Estaduais e Municipais. WWW.doencaceliaca.com.br
"PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO, CUIDE-SE"
Nenhum comentário:
Postar um comentário