Saúde da Mulher Lésbica e Bissexual
A livre orientação sexual é um direito fundamental de toda mulher!
Sentir atração afetiva e ou sexual por mulheres não é uma questão de opção ou de escolha, assim como as pessoas não são heterossexuais porque escolheram ser.
A heterossexualidade foi ensinada desde o berço , desde o nascimento a sociedade escolhe nosso sexo, não só através das cores das roupas que nos destinam: azul para os meninos e rosa para as meninas.
A Homossexualidade não é doença, nem crime. Todas as pessoas tem o direito ao amor e, também, de escolher a pessoa que vai estar ao seu lado, independentemente, do sexo, da cor ou da religião.
Então, quando procurar uma (um ) profissional de saúde, não tenha receio ou vergonha de falar sobre seus desejos e práticas sexuais, ela (ele) está lá para lhe ajudar, para tirar suas dúvidas e, para isso, precisa conhecer você.
Sua sexualidade deve ser vivida de acordo com o seu desejo, é seu direito ser bem tratada em qualquer atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.
Para relembrar e anotar os cuidados necessários com a sua Saúde e a sua Vida!
1 Muitas patologias são decorrentes do sofrimento psíquico, resultado do preconceito referente a sexualidade.
2 DSTs podem ser transmitidas no contato com as secreções (orais, vaginais e orais).
3 O Câncer de Mama é mais frequente em mulheres que nunca amamentaram ou que tiveram o primeiro filho tardiamente, por exemplo: a partir dos 30 anos de idade.
4 O Câncer de Ovário é mais frequente em mulheres sem filhos e naquelas que nunca fizeram uso de anticoncepção oral.
5 As Mulheres LÉSBICAS E BISSEXUAIS, sofrem violência conjugal , tanto quanto as mulheres heterossexuais.
6 A Lei Maria da Penha, está em vigor há 7 anos, a violência doméstica, além de ser doença, é Crime.
7 Uma discriminação abre porta para outras, dessa forma, as mulheres negras e lésbicas, ou bissexuais enfrentam discriminação e racismo em dobro. Denuncie.
8 Mais de um terço das lésbicas entre 22 e 52 anos de idade (dos casos notificados) já sofreu agressão por parte de suas parceiras, e o uso do álcool ou de outras drogas, esteve envolvido na maior parte desses incidentes.
9 Procure ajuda, no SUS, não é lugar de preconceito.
10 E para completar esta lista, anote o número da Escuta Lilás, 0800.5410803.
Nenhum comentário:
Postar um comentário