Rio de Janeiro, de 23 à 25/10/2013, realização: INCA, REDE FEMINISTA DE SAÚDE E OPAS.
23/10 – Mesa de abertura com a direção do INCA/SAS/MS, Rede Feminista de Saúde, Coordenadoria Nacional da Área Técnica da Saúde da Mulher/SAS/MS e Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.
Bate-papo inicial, roda de apresentação dos movimentos presentes, com 40 mulheres presentes e da LBL, Claudete Costa e Verônica Lourenço da Silva. Apresentação de Maria Beatriz Kneip Dias (Inca) – " O Desfio do Controle do câncer no Brasil" e Lilian Marinho (RFS), "Movimento Organizado de Mulheres, balanço e perspectivas".
Na tarde deste dia; Dialógos e Roda de Conversa, sobre os temas: Alimentação, Tabagismo e Exposição Ocupacional.
24/10 – Roda de Conversa – dialogando com o movimento organizado de mulheres sobre os temas: Informação, Comunicação e Educação em Saúde.
Na continuidade, na parte da tarde, discutimos e debatemos os conteúdos dos materiais de informação/ divulgação produzidos pelo INCA.
Nestes itens, pegou fogo o debate sobre " OUTUBRO ROSA", avaliação, críticas, encaminhamentos, planejamentos estratégicos.
25/10 – Trabalho em Grupos e Roda de Conversa, " O Movimento Organizado de mulheres e o controle do câncer".
Plenária final, apresentação dos trabalhos em grupo.
O Movimento Organizado de Mulheres, presentes na Oficina, redigem e aprovam um documento unitário, intitulado: " CARTA DO RIO DE JANEIRO", NENHUMA MULHER DEVE MORRER DE CÃNCER SEM TRATAMENTO!
Alvorada, 27 de outubro de 2013.
Claudete Costa
LBL/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário